A 7ª edição do Litercultura foi realizada de 12 a 16 de agosto de 2019, na Capela Santa Maria, tendo como tema o assunto “Fronteiras”. Para abordar essa temática, o Festival propôs um mosaico da literatura contemporânea com expoentes da palavra de diversas partes do mundo.
Foram criados painéis envolvendo cinco autores e autoras em uma programação integrada, composta por manifestações artísticas que provocaram, instigaram e ajudaram a refletir sobre as diferenças culturais, muitas surgidas em decorrência do refúgio.
➔ 12 de agosto
Grupo Alma Síria – Trio de imigrantes vindos de Alepo, a maior cidade da Síria, traz a música e o canto árabes de seu país.
Patrícia Campos Mello (Brasil) – Jornalista, atualmente é repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo. Lançou Lua de Mel em Kobane que narra a improvável história de um casal de sírios que se apaixonou pela internet e arriscou a vida ao decidir se instalar na cidade de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico. Mediação de Christian Schwartz.
➔ 13 de agosto
Mostra de curtas-metragens
Leonardo Padura (Cuba) – Nascido em Havana, o romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana. Tem nove livros traduzidos no Brasil, com destaque para O homem que amava os cachorros. Autor premiado internacionalmente – Prémio Nacional de Literatura de Cuba e Prémio Princesa de Astúrias. Mediação de Mariana Sanches
➔ 14 de agosto
Nosso amor de trincheira, nosso trânsito de fronteira – Guilherme Gontijo Flores e Ricardo Pozzo leem poemas da poeta alemã Uljana Wolf.
Bernardo Carvalho (Brasil) – Um dos mais destacados romancistas da literatura brasileira atual, autor de mais de dez obras, recebeu diversos prêmios dentre os mais importantes da literatura em língua portuguesa, como o Jabuti, APCA e Portugal Telecom. Mediação de Manuel da Costa Pinto
➔ 15 de agosto
Literatura de Refúgio – poemas de várias nacionalidades feitos e lidos por alunos de Português como Língua Estrangeira do Projeto de Extensão da UFPR, o PBMIH (Português Brasileiro para a Migração Humanitária).
Ninoska Pottella – música da Venezuela
Juan Cárdenas (Colômbia) – Tradutor e escritor, inédito no Brasil, premiado em 2014 por sua obra Los Estratos (prêmio Otras Voces, Otros Ámbitos). Sua obra mais recente, El diablo de las províncias, volta a questionar os mantras de uma civilização homogeneizada. Mediação de Isabel Jasinski
➔ 16 de agosto
André Abujamra – Show As 9 faces do Sr. Abu: uma viagem musical pelo mundo de um dos maiores artistas brasileiros.
Igiaba Scego (Itália) – Escritora e jornalista romana de origem somali, formada em literatura estrangeira na Universidade La Sapienza, em Roma. Como autora, ganhou vários prêmios e participou de inúmeros eventos, incluindo o Festival de Literatura de Mântua, que a hospedou em 2006 e da Flip em Paraty (Rio de Janeiro). No Brasil, temos Minha casa é onde estou e Caminhando contra o vento. Mediação de Maria Célia Martirani