Litercultura é mais que um festival literário, é um encontro entre a palavra e a arte de criar. Um momento entre a fala e a escuta, entre a escrita e a leitura, quando olhos, mãos e mentes conectam-se gerando reflexões ilimitadas. É experiência que repensa a existência sob o ângulo da criação da palavra e todo o caminho por ela traçado na literatura de todos nós. É espaço de (co)criação, de afeição, de música e emoção, em que autores falam de suas obras, estimulando as relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento. Litercultura é profundo sem ser hermético, é translúcido sem ser óbvio, é global sem deixar de ser regional. É para todos e não para poucos.
Criado em 2013 pela produtora cultural Manoela Leão, o Litercultura é um dos principais festivais literários de Curitiba que, ao longo de seus nove anos de existência, já reuniu mais de 100 autores e autoras e milhares de outras pessoas, colocando em evidência a literatura local, a nacional e internacional. Entre os participantes, diversos nomes de destaque já subiram ao palco do Litercultura, como: o Nobel de Literatura, J. M. Coetzee; Alberto Manguel; Gonçalo M. Tavares; Alan Pauls; Ana Maria Machado; Cristovão Tezza; Marcelo Sandmann; Luiz Felipe Leprevost; Luís Henrique Pellanda, e muitíssimos outros. Também já passaram pelo Litercultura escritores, tradutores, músicos, artistas e diversos pensadores, assim como já foram realizadas oficinas, cursos, concursos, lançamentos de livros, publicações e muitas outras atividades que celebram a palavra escrita.
Com programação anual e consagrado por seu caráter plural, o Litercultura traz a cada episódio uma programação imersiva no universo da criação literária e das formas artísticas, levando ao público temáticas relevantes e atuais, sempre com o objetivo de agregar, transformar e inspirar.
Concepção e Direção Geral: Manoela Leão
Realização: Carlô Comunicação e Cultura